verão de 2019
alan fontes [1980]: Professor efetivo de pintura na Graduação da Escola de Belas Artes da UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais, desde 2018. Atuou anteriormente como professor de Pintura na Escola Guignard, UEMG, Universidade do Estado de Minas Gerais, no período de 2008 a 2017. Bacharel em Belas Artes com Habilitação em Pintura [2004] pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, onde também concluiu o Mestrado em Artes [2010], tendo realizado um projeto de pesquisa intitulado: Rumos da Pintura na Era da Imagem Técnica. Atua como artista plástico, especialmente nas linguagens de pintura, desenho e instalação, tendo realizado inúmeras residências artísticas e exposições nacionais e internacionais.
http://lattes.cnpq.br/6488014778900321
rumos da pintura na era da imagem técnica [dissertação]: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/JSSS-8QLMVA
ana beatriz pessoa [1997]: Graduanda em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG, na habilitação de pintura. Sua área de estudo volta-se para os desdobramentos da pintura gestual dentro da contemporaneidade, na qual explora o corpo e o gesto como veículo de criação. Seus interesses na pintura também incluem a transposição do suporte, explorando a plasticidade do pintar, através do uso da fotografia, vídeo e performance.
http://lattes.cnpq.br/4761922983849112
ana beatriz andrade [2001]: Graduanda em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG, na habilitação de desenho. Sua pesquisa volta-se a um processo autoinvestigativo, no qual vale-se dos campos da história e da psicanálise para explorar a ancestralidade e o desejo. Atualmente, sua produção fotográfica concentra-se nas relações humanas com a espiritualidade, a morte, a natureza e o espaço público.
http://lattes.cnpq.br/2066261682252334
carolina junqueira [1980]: Doutora em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG [2015/FAPEMIG], com estágio sanduíche na Faculté des Sciences Sociales da Université de Strasbourg [2014/CAPES]. Pós-doutora em Antropologia pela Universidade de São Paulo/USP e pela École des Hautes Études en Sciences Sociales/EHESS, em Paris, com pesquisa sobre monumentos e memoriais aos mortos [2016-2020/FAPESP]. Bacharel em Artes [UFMG, 2003/CNPq] e mestre em Artes Visuais [UFMG, 2006/CAPES]. Tem experiência na área de Arte e Fotografia, com ênfase em teoria e crítica da imagem, especialmente em seu sentido antropológico. Desenvolveu uma vasta pesquisa sobre o universo das fotografias familiares memoriais e post-mortem, imagens imersas no contexto do luto e da perda, junto a diversos estudos sobre a morte e a representação do corpo desaparecido. Tem pesquisado, há anos, a presença e o impacto dos elementos memoriais na cultura, como museus, cemitérios, monumentos, altares efêmeros, lugares de consciência e memória, fotografia. Ganhou, em 2016, o Prêmio CAPES de Tese na área de Artes/Música com a pesquisa "O corpo, a morte, a imagem: a invenção de uma presença em fotografias memoriais e post-mortem", defendida em 2015. É membro do GRAVI, Grupo de Antropologia Visual da Universidade de São Paulo/USP.
http://lattes.cnpq.br/4424795994290721
corpo, lacuna, traço [pós-doutorado]: https://corpo-lacuna.squarespace.com/
o corpo, a morte, a imagem: a invenção de uma presença nas fotografias memoriais e post-mortem [tese]: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A47KWU
a ordem secreta das coisas: René Magritte e o jogo do visível [dissertação]: http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-6X4PYA
gravi - grupo de antropologia visual: http://antropologia.fflch.usp.br/GRAVI
diego vinicius silva [1993]: Graduando em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG, na habilitação de pintura. Sua pesquisa tem foco na paisagem, e, na pintura, explora a expressividade das aguadas e da encáustica. Utiliza também a fotografia e intervenções digitais para explorar a interação entre o Real e o fantástico. http://lattes.cnpq.br/7428468443805285
frederico câmara [1971]: Doutorado em Artes Visuais na University of Sydney, Austrália, tem mestrado em Artes Visuais na University of the Arts London, Reino Unido,e bacharelado em Gravura na Escola de Belas Artes, UFMG. Atualmente é professor na Universidade Federal do Pará. Artista e pesquisador em Arte e Design, está interessado nas percepções e representações de paisagens naturais e culturais, patrimônio cultural, museus e decolonização, fotografia e viagens como métodos de pesquisa, colecionismo e arquivos nas Artes Visuais, design vernacular, migrações e suas influências nas definições de identidade, e história oral.
http://lattes.cnpq.br/0252804612271602
views of paradise: a photographic atlas of the artificial environments of zoological gardens and aquariums in oceania [tese]: https://ses.library.usyd.edu.au/handle/2123/17552 https://fredericocamara.wixsite.com/portfolio
giovanna martins [1956]: Doutorado [2019] em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, tem mestrado [EBA/UFMG, 2006] e bacharelado em Artes Plásticas pela Escola Guignard [UEMG/2001]. É professora adjunta do Departamento de Artes Plásticas da UFMG. Tem experiência na área das Artes Visuais e Ensino de Artes Visuais, atuando como artista, docente e pesquisadora nos seguintes temas: imagem, pintura, fotografia, desenho, livro de artista, projetos visuais, arte contemporânea e museu, arte contemporânea, arte e literatura, metodologia da pesquisa em arte e em ensino de arte. Sua produção imagética e textual tem girado em torno das relações de afeto e do homem com a natureza. É membro do Ut Pictura Poesis – Núcleo de Estudos da Pintura da Escola Guignard, UEMG.
http://lattes.cnpq.br/9144157218008970
corpos nebulosos: imagens entre aparição e desaparição [tese]: http://hdl.handle.net/1843/EBAP-BBJPYN
três personagens através do território dos afetos: transversais de inscrições contemporâneas [dissertação]: http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-6ZGJL2
ut pictura poesis – núcleo de estudos da pintura - https://www.pinturaestudo.com/
janaína rodrigues [1987]: Possui mestrado em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). É professora do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG atuando nos seguintes campos: arte contemporânea, ateliê e pintura. Desenvolve projetos artísticos em diferentes mídias criando relações entre os temas da natureza-morta e a materialidade da pintura, cerâmica, vídeo e instalação. Vêm participando de publicações, exposições e eventos sobre esta pesquisa prática e teórica.
http://lattes.cnpq.br/0597822209234328
tocar o que me escapa: uma atitude diante de alguns perecíveis e utilitários [dissertação]: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/115659/000964677.pdf
liliza mendes [1958]: Doutorado em Artes [EBA/UFMG, 2015], Mestrado em Artes Visuais [EBA/UFMG,1999] e Licenciatura e Bacharelado em História [FAFICH/UFMG,1983 e 1984]. É professora do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG. Atua no campo das Artes Plásticas, com ênfase na área da Tridimensionalidade. Em suas experiências com a plasticidade, utiliza materiais diversos, incluindo cerâmica, gesso, madeira, fios, etc. Faz também uso da fotografia como recurso para a convocação de imagens relacionadas ao processo criativo. A condição processual - embasamento plástico e teórico de suas pesquisas - é um tema recorrente na sua produção artística.
http://lattes.cnpq.br/4270508077353470
a condição processual e a plasticidade/materialidade nos procedimentos da modelagem e da moldagem, ou, sobre o que não é preciso [tese]: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A48MYS